Júri absolve condenado por morte de Dorothy Stang

Eu gostaria de saber qual a vantagem de se ter um Tribunal do Júri na esfera jurídica dos dias atuais. Qual?
Certamente que com o surgimento deste, provavelmente entre os judeus do Egito sob a orientação de Moisés, através do Pentateuco (5 primeiros livros do Antigo Testamento), ainda que subordinando o magistrado ao sacerdote, o instituto era funcional já que o temor a Deus e às autoridades religiosas era grande… Mas nos dias de hoje, quem respeita quem?
O bispo da Diocese da Ilha de Marajó, no Pará, dom José Luiz Azcona, está denunciando que existem 300 pessoas marcadas para morrer naquele estado!
Como será possível escolher cidadãos comuns do Pará para representar a sociedade no Tribunal do Júri? Até que ponto esse Júri é imparcial?
Um outro aspecto é o desconhecimento técnico-jurídico daqueles que formam o Júri. A sua grande maioria não conhece o direito e os seus processos e, portanto, são leigos.
Por que não entregar a arte de julgar, única e exclusivamente, nas mãos do Juiz togado, já que este é o representante do Estado, tem conhecimento técnico-jurídico e dificilmente irá julgar alguém pela representação teatral do advogado de defesa e do promotor de justiça.
O direito não pode ser encenado. O julgamento deve ser feito baseado no convencimento, agindo no campo racional do homem e nunca baseado na persuasão, que age no campo das emoções. A persuasão serve aos publicitários!
Hoje em dia o Tribunal do Júri não consegue mais representar a sociedade, mas é um mero resquício da história do direito que deve ser abolido.
Dorothy Stang ameaçava os grileiros de terras públicas e destruidoras da floresta. É óbvio que sua morte foi encomendada, todos os fatos indicam que sim. Como é que o Tribunal do Júri não conseguiu ver isso?
No primeiro julgamento, o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, havia sido sentenciado a 30 anos de reclusão e agora, foi absolvido pelo Júri.
Está errado! Está tudo errado!
Esperamos que o índice de criminalidade no Pará diminua com esta bela decisão do Tribunal do Júri. Parabéns a todos os jurados!

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s