Novos Ataques a Cristãos na Índia

Novos ataques contra cristãos indianos desencadeiam mais uma onda de violência na província de Orissa, Índia.

A causa dos ataques seria devido ao assassinato de Swami Laxamanananda Saraswati, líder do grupo radical hindu Vishwa Hindu Parishad (VHP). Saraswati vinha promovendo uma campanha contra os cristãos da região de Kandhamal, por causa das conversões ao cristianismo por parte de hindus da região.

Um grupo Maoísta declarou que os cristãos estavam “por trás” desse assassinato e, assim, resolveram iniciar os ataques no dia 24 de agosto incendiando um orfanato cristão, matando uma mulher e deixando um padre em estado grave.

Segundo o email que recebi dos pastores cristãos Naia e Juliana, 600 igrejas foram demolidas, várias escolas, instituições, casas de orações, casas dos próprios cristão foram atacadas e destruídas, 4.000 pessoas estão foragidas nas florestas, alguns cristãos foram queimados vivos e cortados em pedaços.

“Na última segunda-feira (8) falamos com um pastor indiano e ele nos disse que 14 pastores foram mortos… o primeiro ministro chamou o atentado de ‘ataque da vergonha'”, declararam Naia e Juliana, em seu email. E continuaram: “Precisamos orar por essas pessoas, pelos seus familiares e pelo evangelho no estado de Orissa, os hindus querem acabar com o cristianismo nesse estado.”

Segundo o site bitânico Christian Today, hindus atacaram e destruiram mais de uma dezena de casas e igrejas. Já se fala em mais de 11 pessoas mortas, a maioria cristãs.

De acordo com a agência de notícias Reuters, as autoridades locais decretaram toque de recolher e ordenaram a polícia a atirar em quem desrespeitasse essa regra em 11 cidades da região de Kandhamal.

Segundo o site da BBC Brasil, em geral, as relações entre hindus e minorias religiosas na Índia, como os cristãos, que somam apenas 2,5% da população, e muçulmanos, que são 14%, costumam ser calmas. Mas ocasionalmente são registrados conflitos.

A região de Orissa, onde aconteceram os últimos confrontos, tem uma longa história de tensão entre hindus e cristãos.

Cristãos indianos prostestam nas ruas

Segue abaixo, na integra, o email que recebi do pastor indiano Raj no dia 24 de setembro de 2008.

Meu amor e saudações a todos os meus queridos amigos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, protetor de minha vida e família da morte.

Aqui é Raj, seu amigo da Índia, pedindo sua gentil oração pela minha família e pelas igrejas no distrito de Kandhamal(Phulbani), Estado de Orissa.

Para informá-los, houve um terrível ataque às igrejas de nosso distrito. Quase todos os vilarejos cristãos foram destruídos, demolidos e queimados. Isso começou no dia 24 de agosto de 2008 e continua de mal a pior. Mais de 100 cristãos mortos, entre eles cerca de 30 pastores, foram mortos de forma brutal ou queimados vivos. Ninguém sabe quantos estão desaparecidos. Os corpos dos mortos estão espalhados nas florestas, montes e vilarejos distantes. Não há ninguém lá para enterrar os mortos. Pessoas são mortas na frente de seus familiares, esposas e filhos. Meninas são raptadas por gangues e queimadas vivas. Não tenho palavras para expressar a agonia e a dor das pessoas. Muitos livros poderiam ser escritos sobre a tristeza de seus corações partidos. Quase todas as igrejas foram arruinadas, demolidas e queimadas. Todos os vilarejos e casas cristãs estão completamente destruídos, suas propriedades foram saqueadas e todos os veículos, queimados. Milhares e milhares de pessoas pobres e inocentes, junto com suas crianças e velhos, correram para salvar suas vidas nas florestas e colinas, e mesmo ali suas vidas não estão seguras. Eles continuam sendo caçados pelos fanáticos hindus.

O toque de recolher vem desde 24 de Agosto de 2008. Sem transportes, sem mercados, parece que todo o distrito está parado e morto.

O último culto que realizei com os crentes de minha igreja foi no domingo do dia 24. No dia 25, recebi notícias de que atacariam a mim e à minha família, e destruiriam minha casa. Para salvar minha vida e a de minha família, deixei minha casa às 5:30 da manhã apenas com a roupa do corpo. Eu, minha esposa e meu filho de 10 anos nos abrigamos e escondemos com um amigo não-cristão. O terror estava por toda a parte em nossa pequena cidade. Com muita aflição e medo, nos abrigamos naquela casa. Assim que a noite caiu, ouvimos o som de pessoas da oposição correndo de lá para cá, gritando “matem todos os cristãos.” Seu objetivo era matar todos os líderes e pastores.

Às 12:45 da noite, recebi uma ligação de um irmão. Eles marcharam contra o prédio do meu escritório e, sem perder tempo, arrasaram minha casa com uma bomba. Confiscaram tudo e queimaram o resto das coisas, meu carro e todas as bicicletas. Então avançaram para a casa em que eu estava escondido e arrombaram a porta para pegar e matar nossa família. Graças a Deus, o dono da casa tomou uma atitude corajosa para me proteger, acabou agredido brutalmente.

Na manhã seguinte, com muito medo, eu, minha esposa Purnima e meu filho Comfort corremos para a floresta para nos salvar. Minha esposa é diabética. Eu os levei para a floresta, sem sabermos para onde estávamos indo. Um pastor e sua família nos encontraram naquela floresta. Permanecemos um dia inteiro ali e, ao anoitecer, andamos mais 10km mata adentro para ficarmos a salvo. Por quase cinco dias, o Senhor, com sua mão poderosa, nos protegeu naquela floresta. As pessoas de um vilarejo cristão próximo ficaram sabendo a nosso respeito e vieram nos ajudar trazendo comida. Ficamos sabendo que a floresta também não era nada segura. Com muito cuidado, chegamos ao acampamento de ajuda. Em cada um, de 5 a 6 mil pessoas. Não havia comida nem água, só doenças por toda a parte, crianças pequenas e muitos idosos já mortos. Foi um milagre dois motoristas não-cristãos de bom coração chegarem de 60km de distância com meu primo e nos salvarem da morte

Em cinco minutos, pela manhã, às 7:45, eles nos atravessaram pelo campo dos opositores que queriam minha vida. Por sua graça e mão poderosa, Ele nos salvou. Graças ao seu santo nome, chegamos a um estado vizinho. Não sei o que fazer, peço sua gentil oração por minha família e também que todos vocês sustentem nosso povo e nossas igrejas em suas orações. As pessoas perderam sua esperança, não há apoio do governo, o terror está por toda a parte. Minha oração e confiança são que somente Deus, por sua graça, pode controlar a situação de morte e agonia.

Algum de vocês pode enviar meu pedido de oração ao Dr. Dhanaraj e ao Sr. Mandoza em Maui Haggai? Por favor, informem nossa condição a todo o povo de Deus para oração. Se puderem, por favor me escrevam. Obrigado, meus amigos. Essa é a realidade, dizia o irmão Mandoza, antes de deixarmos Maui (Havaí).

Não sei em que condições se acham sua vida e ministério, mas amo muito, oro e tenho saudades de todos vocês. Muito obrigado por seu amor e amizade por mim no Havaí. Que Deus abençoe todos vocês. Seu irmão

Pastor Raj.RK Digal, India

Anúncios

3 comentários

Filed under Mundo

3 responses to “Novos Ataques a Cristãos na Índia

  1. theus

    a todos os cristaos do mundo, a mensagem

    se no inicio nos, cristaos, viviamos perseguidos pelo imperio romano, hoje somos perseguidos pelas pessoas em todos os lugares…. para onde vai nosso mundo, que recusa em voz alta a salvaçao que cristo nos consquistou?? dizer nao a deus e a seus mensageiros na india é o primeiro passo para a desgraça!!!
    felizes sois vos quando vos caluniarem e perseguirem, e mentindo disserem o mal contra voz… alegrai-vos, sera grande sua recompensa no ceu!!!
    perseguidos pelo espiritismo no brasil, pelos hindus na india, pela midia, que deus tenha misericordia, pois nao sabem o que fazem !!!

  2. marcelle Dias

    a paz do Senhor, a pouco tempo tenho me despertado em oração pelos meus irmaos em Cristo que são perseguidos, gostaria que voce me envie algumas informações
    desde ja te agradeço muito
    Deus continue te abençoando e
    a paz do Senhor Jesus!

    • Elda cavalcante de oliveira.

      Eu saudo o pr. Raj com a paz do senhor e todo povo cristão da india. Me deparei com essa triste realidade por um a caso.Sou cristã, da IGREJA EVANGELICA ASSEMBLEIA DE DEUS MADUREIRA de Minaçu Estado de goias- BRASIL. Meu pr. e tio, ISAIAS NEGRÃO, Um pr muito caridoso e tem uma obra missionaria, que abrange quase todo estado de Goias,Bahia ,Piauí…peço que entre em contato com a nossa igreja, que pela obra do destino que Deus nos concede o povo BRASILEIRO poderá ajudar os nossos irmãos da INDIA, O meu coração doi em saber que isso acontece no mundo. Por um acaso eu estava navegando na internet, por um motivo de que: fiquei conhecendo um Indiano pelo faceboock, e ele acabou se apaixonando por mim,e justamente eu estava procurando informações sobre indianos, e a religião dele é justamente os INDUS,mas ele respeita muito minha religião, debate com ele sobre essa religião dos indus,e eu disse se ele deixasse a religião dele pra se casar comigo, ele disse que não,a principio. Eu disse que minha religião nao permitiria eu me casar com uma pessoa de outra religião,mas deixamos o assunto pra lá. Bem, eu acho que fui muito radical com ele em dizendo que assim não dava pra continuar a relação.Pois bem mas eu sinto que algo do destino que Deus me colocou na vida desse indiano Aansh James, eu achei que eu fui muito egoista em deixa-lo sem ao menos eu primeiramente pregar a palavra para ele, melhor dizendo quase matei uma alma pra JESUS,mas se for da vontade de DEUS eu vou ganhar ele pra JESUS,e se DEUS me usar pra salvar essa vida atravez de mim, eu não sei o que Deus tem separado pra mim, maas EIS ME AQUI SENHOR. Orarei por todos vcs e que Deus esta precisando de homens corajosos como o senhor eu peço a Deus que proteja todo o povo da india e que se for da vontade de Deus eu irei a india ajudar a obra de DEUS.AMEM
      PODE ME MANDAR EMAIL. Ficarei grata
      QUE A PAZ ESTEJA COM VOSCO. AMEMM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s