Campanha em Defesa do Diploma

fenaj2

A campanha nacional em defesa do diploma tem um grande desafio neste fim de ano: manter a mobilização para sensibilizar o Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade da exigência de curso superior em Jornalismo como requisito para exercer a profissão. A Coordenação da Campanha alerta que o julgamento pode ocorrer até o dia 19. Em três estados haverá eventos com o lançamento do livro “Formação Superior em Jornalismo – Uma exigência que interessa à Sociedade”. O Encontro Nordestino de Professores de Jornalismo será, também, espaço de fortalecimento do movimento.

Como o recesso do Judiciário se inicia no dia 19 de dezembro, as próximas duas semanas revestem-se de grande expectativa para os jornalistas brasileiros. Em reunião realizada segunda-feira (07/12), a Coordenação Nacional da Campanha em Defesa do Diploma traçou as orientações para o próximo período. “Vamos alertar todos os apoiadores para estarem preparados para rápidos movimentos a qualquer momento, como a presença de representantes de entidades em Brasília e a promoção de atividades nos estados no dia do julgamento”, conta Valci Zuculoto, diretora da FENAJ e membro da Coordenação da Campanha.

Valci lembra que em outros momentos onde o questionamento do diploma esteve à prova no Judiciário ocorreram posicionamentos em períodos de final de ano. “Por isso, além dos lançamentos do Livro já marcados para este período, é importante que as entidades que realizam festas de final de ano não deixem de promover a campanha, com banner, adesivos, camisetas, livros e outros materiais, como também se mantenham atentas”, sugere.

Mobilização
O lançamento do livro “Formação Superior em Jornalismo – Uma exigência que interessa à Sociedade” vem sendo importante instrumento de mobilização dos apoiadores desta luta. No RS, o Sindicato dos Jornalistas concluiu, no dia 1º de dezembro, o ciclo de palestras e visitas a faculdades e universidades do Estado. O último encontro ocorreu na Unipampa, em São Borja.

Já no dia 2, durante o Fórum de Debates 1ª Terça, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, o lançamento do Livro foi uma das atividades em destaque. Os autores de dois dos textos presentes no Livro, o desembargador federal da Justiça do Trabalho/3ª Região, Antonio Álvares da Silva, e a professora Valéria Said Tótaro, diretora do SJPMG e do Fórum Mineiro de Professores de Jornalismo, foram debatedores.

Álvares contestou vários argumentos contrários à exigência do diploma. Ele classificou o argumento de que Jornalismo é arte e talento como metafísico. “Quero é saber se você sabe elaborar uma notícia, se usa aspecto crítico na profissão, se sabe escrever um editorial, dimensionar os fatos… Isso não se faz por arte, mas por ciência. O jornalismo, por ser técnico, exige conteúdo. E se ele vier com talento, melhor”, disse. Já Valéria registrou que há maior ameaça de precarização profissional sem a obrigatoriedade do registro para o exercício do Jornalismo. “Se você não tem uma regulamentação, qualquer empresário vai lhe propor contratação por qualquer valor e ele vai te responder com a maior naturalidade, se negar a oferta: ‘Não quer? Tem 25 mil na fila esperando’ … A desregulamentação acaba favorecendo a burla”, sentenciou.

Novos lançamentos
A agenda de atividades nos estados prossegue nos próximos dias. Nesta quarta-feira (10/12), o Sindicato dos Jornalistas do Paraná promove o lançamento do livro “Formação Superior em Jornalismo – Uma exigência que interessa à Sociedade”, às 19h30, na Mega Store das Livrarias Curitiba, no Shopping Estação. A presidente do Sindicato e vice-presidente da FENAJ-Sul, Aniela Almeida, o diretor de Defesa Corporativa do Sindicato, Márcio Rodrigues, e a diretora de Educação e Aperfeiçoamento Profissional da FENAJ, Valci Zuculoto, falarão sobre o conteúdo do livro e sobre o movimento em defesa do diploma.

Fonte: Fenaj

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s