A Importância do Educador

O texto abaixo foi escrito com propósitos acadêmicos. Mesmo assim, gostaria de compartilhar com vocês. Trata-se de uma resenha sobre o filme do cineasta Fernando Meirelles: Ensaio Sobre a Cegueira.

Resenha do Filme “Ensaio Sobre a Cegueira”

O filme Ensaio Sobre a Cegueira que narra a emergência de uma epidemia de cegueira numa cidade, foi dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles e tem o roteiro baseado no livro do escritor português José Saramago.

A praga manifesta-se primeiramente em um oriental que aguardava o semáforo abrir dentro de seu carro em meio ao trânsito e, lentamente, essa praga acaba se espalhando pela cidade e pelo país. As pessoas infectadas vão sendo “internadas”, na verdade isoladas da sociedade, numa espécie de hospital abandonado e submetidas a condições subumanas, uma vez que o “rei” da ala 3 impõe certas condições às outras alas a fim de que possam adquirir os alimentos por ele confiscados.

Analogicamente podemos comparar essa cegueira à ausência do saber que cerra os nossos olhos frente ao universo que o conhecimento e a sabedoria querem nos revelar. O homem despido de conhecimento e cultura em muito pouco se difere dos demais animais desse planeta. Na verdade, ele não passa de um bicho que busca atender aos seus instintos mais básicos de sobrevivência, tais como: respiração, alimentação, procriação, etc.

É nesse ambiente hostil que as pessoas passam a se unir a fim de resguardar o mínimo de suas espiritualidades e dignidades, uma vez que tudo aquilo que era considerado como civilização ou sociedade desmoronou. A fragilidade humana é muito clara. A epidemia que é enfatizada no filme pode fazer o mesmo estrago que o Mal de Alzheimer, por exemplo, já que ambos são capazes de nos cegar.

Uma sociedade sem estudos é uma sociedade primitiva que pode entrar em colapso a qualquer momento. A incultura é uma praga facilmente alastrada em nosso meio e que deve ser fortemente combatida, e é aí que está a importância do educador.

O educador é o alicerce, os óculos, a visão que os jovens necessitam ter até que possam caminhar com os seus próprios pés e enxergar com os seus próprios olhos as oportunidades que os esperam; oportunidades estas para si, para o seu país e para o mundo como um todo.

A carga evolutiva deve estar nas costas desse profissional, é o seu jugo!

Solidariamente ele também deve buscar de forma constante e incessante a ampliação da sua visão e procurar enxergar alternativas diversas para melhorar a sociedade e a Terra em que vive.

Quanto mais bem preparados os educadores estiverem, mais claro e nítido ficará o mundo para cada um de nós, até que, quem sabe um dia, a venda da ignorância caia de nossos olhos por completo.

Anúncios

3 comentários

Filed under Cotidiano, Pessoal

3 responses to “A Importância do Educador

  1. Fernanda

    Os problemas da educação hoje são basicamente dois: professores despreparados e mal-pagos (sem incentivo) e desinteresse político.
    Uma sociedade culta é evolutiva sim, mas, segundo Karl Marx, a evolução pode ser a base de uma revolução e isso é perigoso: nenhum político quer perder a sua regalia. Sendo assim, enquanto o povo estiver satisfeito com pão e circo, a ignorância continuará se espalhando.

    • Maurício Baccarin

      Concordo com você Fernanda.
      É utópico a grande maioria das pessoas buscarem algum tipo de evolução. O que me parece é que essa maioria é acomodada e se contenta com o mínimo de recursos que dispõe.
      Triste dizer isso.

  2. Pingback: Os números de 2010 « Blog do Mauricio Baccarin

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s