Regulamentar o Brasil

A decisão de desregulamentar a profissão de jornalista maculou a opinião de mais de 70% da população brasileira que sempre foi a de que para se bem utilizar do “quarto poder” é necessário que todo jornalista tenha ética, técnica e estudo.

Segundo o ministro do STF, Gilmar Mendes, jornalistas lidam com palavras e ideias, não arriscando a vida de ninguém e, portanto, a atividade é como a do cozinheiro. Eis que surge a dúvida: “Se os jornalistas não precisam de diploma, por que precisariam os advogados, por exemplo, se estes meramente lidam com palavras e ideias na ciência do “dever ser” e são verdadeiros atores frente ao tribunal do júri?” Afinal, se todo mundo escreve e todo mundo cozinha, todo mundo se defende também!

Aliás, todo mundo faz conta, todo mundo desenha e todo mundo cuida da própria saúde, às vezes tomando remédio… aliás, cá entre nós, indicado por algum farmacêutico, não é mesmo? E não é por isso que devemos nos aliar ao absurdo de desregulamentar a medicina, pelo contrário, tudo deveria ser devidamente regulamentado. Inclusive, até a forma como os ministros do STF são escolhidos deveria ser regulamentada. Afinal, como é possível mensurar o “notável saber jurídico” sem um concurso ou uma prova específica a ser aplicada a uma pessoa que nem bacharel em direito precisa ser?

Só espero poder contribuir com o aperfeiçoamento de nossa sociedade e com a regulamentação da nossa política. Mais do que preocupado com a situação dos jornalistas, minha preocupação é com a credibilidade do que é falado à nossa gente, seja através de cozinheiros, engenheiros ou políticos.

Anúncios

1 Comentário

Filed under Brasil

One response to “Regulamentar o Brasil

  1. Pedro Luiz

    Acho que você deveria pensar em quem quer fazer jornalismo e não tem condições de fazer uma faculdade. Será que essa pessoa não pode ser profissional como quem fez, mas com experiências práticas ao invés de teóricas. Puro egoísmo! Não concordo. Tomara que fique assim para sempre! Fodam-se os jornalistas! Ahhhh!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s