União das mídias chega ao Congresso; Câmara integra TV, rádio e agência

Radação do Comunique-se

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Câmara dos Deputados está integrando a sua estrutura de televisão, rádio, jornal, agência de notícias, divulgação institucional e relações públicas. A informação foi divulgada à imprensa na tarde desta terça-feira (22). A mudança, de acordo com a instituição, busca acompanhar crescente tendência mundial no setor de mídia informativa.

Em palestra na última sexta-feira (18), na primeira de duas conferências sobre o tema em Brasília, a diretora da Secom da Câmara, Sueli Navarro, destacou alguns resultados de pesquisa realizada pelo Newsroom Barometer com mais de 700 editores de jornais em 120 países que trazem o surgimento de uma nova realidade nas redações do mundo todo.

De acordo com o levantamento, 44% dos editores entrevistados informaram, no ano passado, possuir redação multimídia integrada. Em 2008, 83% avaliaram que, no máximo em cinco anos, os jornalistas deverão ser capazes de produzir conteúdos para todas as mídias; e, na pesquisa realizada no mesmo ano, 86% acreditavam que as redações integradas serão a norma do mercado de comunicação jornalística.

Sueli ressaltou alguns pontos, como alinhar orientações sobre coberturas, conteúdos e política de comunicação, evitar duplicidade de processos, racionalizar mão de obra, identificar novos talentos, permitir maior especialização, entre outros.

Também na primeira “Conferência de Integração Secom”, o editor-chefe do diário argentino Clarín, Dario Datri, e o chefe de Jornalismo da BandNews FM, Rodrigo Orengo, trocaram experiências com os jornalistas e outros profissionais de comunicação da Câmara.

Na próxima sexta (25), a segunda conferência será aberta pelo diretor do Innovation International Media Consulting Group, Eduardo Tessler, que fará palestra sobre “O Fascínio do Jornalismo Digital”. E também terá a presença do diretor de Redação de O Globo, AscânioSeleme, e dois profissionais do Grupo RBS, Klécio Santos, editor executivo da sucursal em Brasília, e Cyro Martins, da Rádio Gaúcha.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Brasil, Cotidiano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s